O USO DE ESTUDOS DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: DADOS PRELIMINARES DE UMA EXPERIÊNCIA COM FOCO PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS | |||
Autor Principal: | Jáima Pinheiro de Oliveira Co-autores: Regina Keiko Kato Miura , Seán Bracken | ||
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo geral identificar temáticas presentes em produções científicas que abordam aspectos de Educação Inclusiva no Ensino Superior e, de modo específico, relatar uma experiência com o uso dos estudos de aula (Lesson Study) como estratégia para favorecer aspectos de avaliação nesse nível de ensino. Os instrumentos de investigação propostos para a coleta de dados consistiram de roteiro de entrevista, observação e anotações de campo. Especificamente para essa análise, foi efetuada uma busca com o uso da expressão única Lesson Study na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados dessa etapa indicaram que sugestões que adotam uma posição científica baseada em princípios de justiça social combinada com atributos do Desenho Universal para a Aprendizagem podem fornecer condições inovadoras para superar os resultados negativos dos alunos com algum tipo de marcador (sociais, linguísticos, étnicos, dentre outros). Nesse contexto, a Lesson Study tem se mostrado uma alternativa teórico-metodológica importante, no que se refere aos aspectos de avaliação. , | ||
Palavras-chave: | ensino superior. educação especial. lesson study | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 5 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!