RESULTADO DE BUSCA
JOGO DE DAMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor Principal: Douglas Bueno Pacheco        Co-autores: Joana Darc Rosa, Jean Fabiano Marcato Lamana, Karen Franco de Godoi Cardoso, Joao de Sousa de Almeida Diogo Cardoso
Resumo: Muito tem-se discutido sobre formas significativas para o ensino da Matemática, que desconstruam a maneira tradicional de ensinar, pois apesar de todas as pesquisas desenvolvidas em torno deste tema, ainda está muito presente o uso de metodologias convencionais, nas quais o professor é único transmissor de conhecimento e os alunos são meros ouvintes que não fazem parte da construção do seu saber. O objetivo do presente trabalho foi inserir o jogo de damas como estratégia didática para desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade intelectual com o intuito de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos aprendidos nas aulas de Matemática do 6°Ano do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas atividades com 4 salas do 6°Ano do Ensino Fundamental II (123 alunos) de uma escola da rede pública estadual, localizada em área urbana do município de Jaú/SP, no período de fevereiro a abril de 2019. As atividades propostas foram divididas em 4 fases. Durante todas as fases, podemos observar que a adoção do jogo de damas como ferramenta didática foi essencial para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos no que tange ao entendimento e execução do raciocínio lógico-matemático, conforme relatos dos alunos participantes. A utilização do Jogo de Damas durante as aulas de Matemática teve um papel importante na motivação para utilização de novas metodologias de ensino propondo uma ressignificação dos espaços de aprendizagem. ,
Palavras-chave: jogos, damas, ensino de matemática
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO