RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DA CAPOEIRA NA EDUCAçãO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO (A) PROFESSOR (A)
Autor Principal: Ana Paula Trigo Camargo        Co-autores: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Resumo: A presente pesquisa trata de dados parciais de uma investigação em andamento cujo tema é O Ensino da Capoeira e a Aprendizagem Socioemocional na Educação Infantil . Neste estudo, com os dados parciais, objetivamos destacar a concepção do ensino da Capoeira na infância, conforme depoimentos de um grupo de professores de educação infantil escolar. Pesquisa de natureza qualitativa na qual a técnica de coleta de dados foi de entrevista semiestruturada. Participaram do estudo nove professores da rede municipal de ensino infantil de uma cidade do interior paulista. Os resultados preliminares requerem um ensino voltado para aprendizagem socioemocional. Constatamos um conhecimento superficial por parte dos professores em relação à história da Capoeira. O ensino da capoeira pode fazer parte do planejamento das aulas, pois além de compreender um conteúdo histórico cultural brasileiro, sua aprendizagem trabalha questões socioemocionais como resolução de problemas, interação, autoconhecimento, autonomia, determinação, educação à diversidade, responsabilidade, participação, empatia, cooperação, repertório cultural, pensamento crítico e criatividade.,
Palavras-chave: educação infantil. capoeira. ensino.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO