RESULTADO DE BUSCA
TRABALHANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NUMA DISCIPLINA ELETIVA
Autor Principal: Aline Barbosa Zonatto        Co-autores: Maiara de Souza Magossi , Luana Grenge Rasteiro , Ariele Beatriz Bonfim Ramos , Carolina Buso Dornfeld
Resumo: O Programa Ensino Integral contempla, além da Base Nacional Comum, disciplinas diversificadas, cujo objetivo é favorecer o desenvolvimento do projeto de vida do aluno. Dentre as disciplinas diversificadas, destacamos a disciplina eletiva. Durante o segundo semestre de 2018 foi desenvolvida em uma escola de Ensino Médio Integral, a eletiva Desvendando o Jardim , que tinha como objetivo analisar fenômenos químicos e biológicos que ocorrem em um jardim. A disciplina procurou favorecer o protagonismo dos alunos ao possibilitar que desenvolvessem trabalhos em grupos, de acordo com os temas de interesse dentre todas as vertentes possíveis para se analisar um jardim. Assim, os dezoito alunos da disciplina se organizaram em três grupos que trabalharam: diversidade e evolução das plantas, qualidade e análise da água, características dos insetos, com foco nas formigas. Os alunos pesquisaram e produziram diversos materiais que foram apresentados aos demais colegas e à comunidade escolar na Culminância das Eletivas (ocorrida em dezembro de 2018). Durante o andamento da disciplina e na apresentação final, os alunos surpreenderam as professoras e estagiárias responsáveis pela disciplina com o interesse e comprometimento para com as atividades realizadas. Ao final do semestre, podemos atestar a importância de trabalhar com metodologias que favoreçam a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, formando, assim, alunos protagonistas. ,
Palavras-chave: protagonismo na aprendizagem. disciplina eletiva. programa ensino integral.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO