RESULTADO DE BUSCA
ENSINO COLABORATIVO E A OFERTA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS NA CLASSE COMUM: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR
Autor Principal: Natália Fernandes Flores        Co-autores: Adriana Garcia Gonçalves, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Samara Cristina Ferreira da Costa
Resumo: O presente relato de experiência teve como principal objetivo implementar recursos pedagógicos adaptados em uma sala comum de forma colaborativa entre a professora regente com uma estagiária do curso de Licenciatura em Educação Especial. As atividades relatadas fizeram parte das ações realizadas durante a prática da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial II do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. O estágio foi realizado em uma escola de ensino fundamental, mas precisamente em uma sala comum do 5º ano constituída por trinta e dois alunos, sendo um com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O estágio se desenvolveu dentro da proposta de ensino colaborativo no qual foi desenvolvido um trabalho em colaboração com a professora da sala comum, estagiária e educadora especial (preceptora) na elaboração de planejamento, implementação e avaliação para oferta de recursos pedagógicos adaptados. Ao final do período foi identificado que os recursos implementados potencializaram o aprendizado dos alunos e, em especial do aluno com TDAH. Assim, foi possível construir o conceito das operações matemáticas, leitura e escrita, utilizando os jogos como recursos pedagógicos adaptados. Desta forma, o estágio contribuiu para a formação da estagiária sendo possível realizar o trabalho colaborativo.,
Palavras-chave: educação especial, ensino colaborativo, recurso pedagógico adaptado.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
10
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO