RESULTADO DE BUSCA
JOGO INTERAÇÃO ECOLóGICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ENSINO DE INTERAçõES ECOLóGICAS
Autor Principal: Isabella Capistrano Cunha Soares
Resumo: As metodologias ativas são importantes por criarem um ambiente que possibilita o aluno a enfrentar desafios, testar limites, solucionar problemas e formular hipóteses. Portanto, os jogos didáticos são metodologias interessantes para facilitar a compreensão de conceitos podendo ser utilizado no ensino de ecologia. Este trabalho analisa uma proposta lúdica de metodologia utilizada no ensino de interações ecológicas. O objetivo foi estimular a discussão em grupo para que os alunos construíssem em conjunto o próprio conhecimento em relação ao conteúdo. O trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática em grupo realizada com duas turmas de um cursinho popular de Campinas-SP. A atividade InterAÇÃO Ecológica consiste em um jogo de 24 cartas nas quais 12 eram imagens de interações ecológicas e as outras 12 eram as definições, os alunos deviam discutir em grupos para relacionar as fichas correspondentes e posteriormente classificarem os tipos de interações ecológicas. Foi possível verificar a intensa participação e envolvimento dos alunos. Portanto, essa atividade lúdica mostrou que a experimentação colabora na assimilação de conhecimentos quando usada como uma ferramento no processo de ensino-aprendizagem. ,
Palavras-chave: ensino de ciências, jogo didático, interações ecológicas
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO