RESULTADO DE BUSCA
REPERTÓRIO DE ENSINO DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor Principal: Taynara Daniel de Oliveira        Co-autores: Flávia da Silva Ferreira Asbahr , Keila Paschoal Dias
Resumo: Considerando o Ensino Fundamental de nove anos, observa-se que o momento de transição do ensino infantil ao primeiro ano do ensino fundamental demanda novas especificidades no repertório dos alunos, uma vez que crianças que desempenhavam atividades predominantemente lúdicas passam a ser exigidas de muitas outras habilidades que não eram solicitadas anteriormente. Estes fatores se não manejados adequadamente podem contribuir para que o aluno identifique o momento do aprender como algo aversivo contribuindo para a produção do fracasso escolar. Neste contexto, muitos docentes não se sentem devidamente respaldados para exercer um manejo adequado para com seus discentes no cotidiano escolar. Sendo assim, esta pesquisa (em andamento), realizada à luz da análise do comportamento, tem como objetivo principal mapear, descrever e analisar quais comportamentos de ensino docente no primeiro ano do ensino fundamental que viabilizam o alcance das propostas presentes no documento Expectativas de aprendizagem para o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos . A metodologia baseia-se em um estudo piloto, com observações in loco, vídeo-filmagem e transcrição de informações coletadas em uma escola Estadual pertencente à cidade de Bauru- SP. Como resultados obtidos através dos três primeiros dias de aula observados, nota-se a prevalência de comportamentos relacionados às expectativas 1 e 5, pertencentes ao documento citado, bem como a eficiência do modelo de análise proposto.,
Palavras-chave: repertório de ensino. primeiro ano. aprendizagem escolar.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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