RESULTADO DE BUSCA
PESQUISAS SOBRE O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INSERÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA
Autor Principal: Aline Diniz de Amorim        Co-autores: Maria José da Silva Fernandes
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento desenvolvida como tese de doutorado em Educação Escolar que tem como objetivo geral investigar o trabalho do coordenador pedagógico no processo de inserção de professores iniciantes no ambiente da escola. Assim, salienta-se que ao adentrar o ambiente escolar, o professor em início de carreira se depara com situações que podem ser decisivas para sua permanência ou não na profissão. Neste período delicado de iniciação na docência, a equipe gestora exerce um papel de fundamental importância junto ao iniciante, especialmente o professor coordenador pedagógico, o PCP. O texto pretende, contudo, apresentar os resultados do levantamento bibliográfico realizado enfocando as produções científicas dos últimos cinco anos. Como resultados, constatamos que pesquisas que abordam isoladamente os temas coordenação pedagógica e professor iniciante no cenário acadêmico do período retratado são inúmeras, no entanto, a quantidade de investigações que enfocam a congruência do trabalho do iniciante e do coordenador pedagógico foi pouco expressiva. O que nos levou a concluir que a temática do presente estudo está longe de se consolidar como área de pesquisa, mesmo diante da sua demanda crescente.,
Palavras-chave: docência. coordenação pedagógica. professor iniciante.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
7
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO