PESQUISAS SOBRE O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INSERÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA | |||
Autor Principal: | Aline Diniz de Amorim Co-autores: Maria José da Silva Fernandes | ||
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento desenvolvida como tese de doutorado em Educação Escolar que tem como objetivo geral investigar o trabalho do coordenador pedagógico no processo de inserção de professores iniciantes no ambiente da escola. Assim, salienta-se que ao adentrar o ambiente escolar, o professor em início de carreira se depara com situações que podem ser decisivas para sua permanência ou não na profissão. Neste período delicado de iniciação na docência, a equipe gestora exerce um papel de fundamental importância junto ao iniciante, especialmente o professor coordenador pedagógico, o PCP. O texto pretende, contudo, apresentar os resultados do levantamento bibliográfico realizado enfocando as produções científicas dos últimos cinco anos. Como resultados, constatamos que pesquisas que abordam isoladamente os temas coordenação pedagógica e professor iniciante no cenário acadêmico do período retratado são inúmeras, no entanto, a quantidade de investigações que enfocam a congruência do trabalho do iniciante e do coordenador pedagógico foi pouco expressiva. O que nos levou a concluir que a temática do presente estudo está longe de se consolidar como área de pesquisa, mesmo diante da sua demanda crescente., | ||
Palavras-chave: | docência. coordenação pedagógica. professor iniciante. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 7 acessos |
5 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!