RESULTADO DE BUSCA
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA CLASSE DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES
Autor Principal: tatiane nakahodo        Co-autores: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma residente do Programa Residência Pedagógica do curso de pedagogia da UNESP, na rede pública estadual de ensino na cidade de Bauru -SP, acompanhando uma classe de segundo ano do ensino fundamental, a partir de 2018 e subsequentemente no terceiro ano do ensino fundamental em 2019.Um dos objetivos dos momentos de regência foi observar a real efetivação no desenvolvimento do ciclo de alfabetização partindo da proposta do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa- PNAIC , realizado pelo Ministério da Educação e a proposta do governo do Estado de São Paulo com o programa Ler e Escrever na realidade escolar vivenciada, propor e realizar intervenções pedagógicas num processo de recuperação continua com os alunos que chegaram ao terceiro ano do ensino fundamental sem estarem alfabetizados ou com grandes dificuldades, para que ao final deste período, sejam capazes de atingir os objetivos propostos pelos programas de alfabetização, sabendo que este é um momento significativo para o sucesso dos alunos nos demais anos escolares que se seguirão,
Palavras-chave: programa residência pedagógica; alfabetização; recuperação continua;
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO