RESULTADO DE BUSCA
QUE BILINGUISMO É ESSE? - REFLEXõES ACERCA DAS CONCEPçõES DE BILINGUISMO DAS ESCOLAS QUE SE AUTODENOMINAM BILíNGUES EM UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA.
Autor Principal: Adriana Carvalho Mizukami
Resumo: A partir da década de 1990 ocorreu um aumento significativo das escolas com propostas bilíngues no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Na década seguinte, observou-seque as propostas de ensino bilíngue surgiram com maior ênfase no contexto onde esse projeto foi desenvolvido - uma cidade do interior paulista.Com o propósito de investigar qual concepção de bilinguismo permeia a proposta de ensino bilíngue das escolas particulares que se autodenominam bilíngues nesta cidade, tendo em vista que bilinguismo é um conceito/ideia que carrega historicamente vários sentidos,realizou-se esse projeto de pesquisa, de caráter qualitativo e documental, por meio do estudo do projeto político-pedagógico (PPP) das escolas pesquisadas. Para que tal objetivo seja alcançado, buscar-se-á identificar quais as perspectivas teóricas (linguísticas/educacionais) estruturam os documentos, e analisar como essas escolas concebem o sujeito bilíngue. Para alcançar tais objetivos, torna-se necessário discorrer sobre algumas perspectivas linguísticasque abordam o conceito de língua e bilinguismo, assim como as concepções de Mikhail Bakhtin, aporte teórico deste trabalho. Serão abordadas também as questões referentes ao planejamento escolar realizado pelas escolas, materializadas no PPP. A pesquisa está em andamento atualmente.,
Palavras-chave: bilinguismo; projeto político-pedagógico; mikhail bakhtin.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
13
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO