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ESCOLA CONSCIENTE: POSSIBILITANDO A RELAÇÃO SUJEITO-MEIO EM SUA INTEGRALIDADE
Autor Principal: Israella Maria de Proença e Proença        Co-autores: Daiane Albertine Porto Vieira dos Santos , Aline Florêncio Plácido , Rita Melissa Lepre, Lucimara da Silva Buenos Antunes
Resumo: Em tempos hordienos onde os impactos ambientais causados pelas ações antrópicas vêm ocorrendo de forma crescente e consequentemente afetando a qualidade de vida na Terra, se presa por uma educação ambiental e sustentável desde os primórdios da infância, a qual promova a conscientização e a participação dos educandos nas transformações do seu meio. Dessa forma, trabalhar os temas Meio Ambiente e Sustentabilidade nessa fase da vida é essencial para a formação integral do sujeito, assim para embasar o processo de ensino-aprendizagem foi escolhida a Pedagogia Histórico-Crítica e a sua Didática, pois esta se baseia na observação da Prática social inicial, a qual se refere à observação da situação de ensino-aprendizagem e do espaço escolar antes da intervenção, em seguida vem a parte de Problematização, que é referente ao momento de estruturação do projeto, depois vem a parte de Instrumentalização, que é a etapa de intervenção na escola junto com os alunos e a última parte será a Observação da Prática social final, a qual é análise dos resultados os quais foram obtidos com esse projeto, assim partindo da ideia que a formação dos seres humanos é promovida tanto pelo meio natural quanto pelo social, tais fatos proporcionaram a formação do indivíduo em sua integralidade, promovendo a internalização do conteúdo por parte dos educandos e também tornando-os agentes transformadores do meio onde habitam. ,
Palavras-chave: sujeito. transformação. meio ambiente.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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