RESULTADO DE BUSCA
CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A VOZ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Autor Principal: José Tadeu Acuna        Co-autores: Taíze de Oliveira, Lúcia Pereira Leite
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as concepções de estudantes universitários sobre as condições de acessibilidade vividas em uma universidade pública. Entende-se que seja importante proporcionar voz a estas pessoas, pois são elas quem sofrem diretamente com o impacto das barreiras e apoios existentes, ouvi-las, proporciona dados que poderão orientar a luta para a garantia e manutenção de seus direitos representados pela Lei Brasileira de Inclusão. Foram alvo do estudo, 45 estudantes autodeclarados como Público-Alvo da Educação Especial, no entanto, confirmaram participação apenas 4 pessoas com algum tipo de deficiência, as quais foram entrevistadas. Após a aplicação da técnica de análise de conteúdo, identificou-se barreiras físicas, pedagógicas, informacionais e atitudinais, com prevalência desta última sobre as outras. O panorama encontrado se coaduna com as pesquisas na área, as quais apontam para condições de acessibilidade aquém das adequadas para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Concluiu-se este trabalho levantando questionamentos sobre a baixa adesão a investigação, bem como, reafirmando a necessidade de ações afirmativas no campus para melhorar as condições de acessibilidade para a permanência no contexto universitário e conclusão dos estudos por parte do Público-Alvo da Educação Especial.,
Palavras-chave: educação inclusiva. ensino superior. público-alvo da educação especial
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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