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NOTAS PARA UMA DISCUSSÃO DA DELIBERAÇÃO CEE 162/2018 E INDICAÇÃO CEE 169/2018: DEBATENDO OS FUNDAMENTOS LEGAIS DO ENSINO TÉCNICO PAULISTA
Autor Principal: Paulo Roberto Prado Constantino
Resumo: Este artigo apresenta notas para uma discussão da recente Deliberação CEE 162/2018, que fixa diretrizes para a educação profissional técnica paulista e sua correspondente Indicação CEE 169/2018, baseadas em pesquisa documental. O referido texto, que abrange o ensino técnico ofertado aos jovens e adultos, aponta algumas linhas gerais, como a flexibilidade e abrangência da proposta de educação profissional, eliminando menções específicas aos cursos e áreas, ao adotar um tom generalista; a preocupação com a [re]elaboração dos projetos pedagógicos e currículos dos cursos técnicos; a reafirmação do papel das licenciaturas para a educação profissional; a atenção à diversidade de públicos e itinerários formativos; a especificação do papel das instituições reguladoras, para avaliação e credenciamento de cursos técnicos; e o posicionamento legal da educação a distância no ensino técnico.,
Palavras-chave: Educação profissional. Políticas públicas. Ensino técnico paulista.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

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