REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |||
Autor Principal: | Isabella Castilho Saccomano | ||
Resumo: | A presente pesquisa partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico da infância, e teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas em uma escola de educação infantil, bem como compreender como as crianças as vivenciavam. Para atingi-lo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com as seguintes técnicas de produção de dados: observações de atividades escolares, entrevista com a professora da turma, conversas lúdicas com quatro crianças (dois meninos e duas meninas) matriculadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil e análise de documentos. A coleta de dados ocorreu no ano de 2017 e os resultados encontrados foram os seguintes: a professora da turma se contradizia com relação as suas concepções sobre a infância e as crianças e isso se refletia em suas práticas pedagógicas; as crianças seguiam uma rotina todos os dias, em que tinham que fazer ao menos duas atividades e o momento em que as crianças mais participavam e podiam expressar suas experiências era na roda de conversa. Nesse sentido, foi possível chegar a conclusão de que essa pesquisa contribuirá para que os professores reflitam sobre as práticas pedagógicas que estão utilizando e as formas que as crianças possam estar compreendendo-as., | ||
Palavras-chave: | Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Crianças. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
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