RESULTADO DE BUSCA
A LEI No 10.639/03 NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor Principal: antonio germano
Resumo: O artigo versa sobre a efetivação do ensino da História e cultura afro-brasileiras e africanas em uma escola pública (estadual) e uma privada de nível Ensino Fundamental e Médio da cidade de São Paulo com base na seguinte questão: como o corpo docente das escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio trabalha, tendo em vista a operacionalização da Lei nº 10.639/03? O referencial teórico deste trabalho foi composto pelos seguintes autores: Munanga, Santos, Freire, Quijano, Schawarz, Orlandi dentre outros. Os sujeitos de pesquisa foram quatro professores de duas especialidades (Língua Portuguesa e História), A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, com recurso à entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa. O resultado da pesquisa nos revelou principalmente que ambas as escolas não contemplam em seus Projetos Políticos- Pedagógicos (PPP) a Lei nº 10.639/03. Também, nos levou a reconhecer que somente o estabelecimento da Lei nº 10.639/03 não é suficiente para sua implementação no âmbito das escolas pesquisadas de acordo com o discurso dos professores que referiram, entre outras coisas, faltar formação docente, recursos materiais, orientações pedagógicas, etc.,
Palavras-chave: Diversidade Étnico-Racial, Discriminação Racial, Racismo
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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