RESULTADO DE BUSCA
O DESAFIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM SAÚDE: RELATOS DE PROFESSORES
Autor Principal: Adriana Teixeira Pereira        Co-autores: Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
Resumo: Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde vem se tornando cada vez mais contestado na medida em que avança nas diferentes práticas pedagógicas por meio da inserção de novas metodologias. Este trabalho tem como objetivo pesquisar qual a visão dos professores frente às metodologias ativas e analisar como os docentes da saúde estão lidando com essas mudanças no ensino. O intuito deste estudo é compartilhar as narrativas das experiências de docentes (psicólogos, médicos, biomédicos, enfermeiros, pedagogos, comunicadores sociais) de diferentes níveis (técnicos, graduações, pós-graduações), que utilizaram metodologias ativas em instituições públicas e privadas na cidade de São Paulo no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na metodologia História Oral de Vida. Foram realizadas dez entrevistas individuais abertas com algumas perguntas de corte que possibilitaram a produção das narrativas dos docentes. Para análise dos dados e discussão, adotaremos o método de imersão/cristalização com base na Abordagem Fenomenológica Hermenêutica. Os resultados e as conclusões ainda são parciais, pois estes dados fazem parte da pesquisa de doutorado que está em andamento, apesar de que este estudo já foi apresentado em fevereiro 2019 na Banca de Qualificação na Universidade Pública em São Paulo.,
Palavras-chave: Relatos de professores. Metodologias ativas. Educação em saúde.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
13
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO