RESULTADO DE BUSCA
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DE PERSPECTIVAS INVESTIGATIVAS SOBRE CURSINHOS POPULARES: A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Autor Principal: Carlos Henrique Aparecido Alves Moris        Co-autores: Luciana Massi
Resumo: Os cursinhos nasceram com os vestibulares, atestando a ineficiência dos sistemas de ensino ou das formas de acesso ao ensino superior brasileiro, os populares têm como propósito de ampliar as chances de ingresso das classes menos favorecidas. Através de um levantamento bibliográfico, objetivamos encontrar possíveis lacunas e especificidades da educação em ciências investigando as diferentes abordagens entre pesquisas gerais e dessa área. Verificamos as bases BDTD, Portal de Periódicos CAPES, todas as edições do ENPEC e das revistas Qualis A1 e A2 em ensino e utilizamos as ideias de Bourdieu para interpretar os resultados. As semelhanças encontradas foram o foco no desempenho e formação de professores, enquanto a educação em ciências revelou preocupação com o ensino-aprendizagem e ausência de referencial teórico específico sobre as classes populares. Concluímos que tal ausência pode levar ao não reconhecimento dos condicionantes sociais e trajetórias dos alunos, constituindo assim uma possível lacuna para a área.,
Palavras-chave: Cursinhos populares. Educação em ciências. Levantamento bibliográfico.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO