ESTUDO DE CIÊNCIAS NO CICLO FUNDAMENTAL II: A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | |||
Autor Principal: | Aline Carvalho Oliveira Co-autores: Sergio Pereira, José Humberto Dias da Silva, Gabriela Oliveira de Castro, Kleper de Oliveira Rocha | ||
Resumo: | Muitos professores e pesquisadores reconhecem a importância da realização de atividades práticas, que possuem a finalidade de demonstrar os conteúdos teóricos estudados em aula de um modo mais dinâmico para que, através de experiências, os alunos possam comprovar as teorias transmitidas. É fundamental que estas teorias estejam relacionadas com um projeto de ensino que valorize compreensão, interpretação e reflexão por parte do aluno. Existem, para isso, vários modos de realização de uma atividade prática como: demonstrações práticas, experimentos ilustrativos, experimentos descritivos e experimentos investigativos; sendo que cada um possui suas características e funções. O objetivo do trabalho foi a realização de atividades práticas experimentais com alunos do ensino fundamental II em uma escola municipal no interior do estado de São Paulo, partindo dos pressupostos de utilização de experimentos investigativos, da aprendizagem significativa de Ausubel. Os experimentos realizados foram na área de Química, Física e Biologia onde todos foram muito bem aceitos pelos alunos e pela professora, que relatou um maior interesse dos alunos pelas aulas de ciências. A realização destas práticas por alunos graduandos evidenciou a importância da participação mais ativa da universidade no contexto social., | ||
Palavras-chave: | Atividade prática, ensino de ciências, ensino fundamental II | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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