RESULTADO DE BUSCA
CRENÇAS E ATITUDES SOCIAIS DOS PROFESSORES E EQUIPE ESCOLAR EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR
Autor Principal: Gislaine Ferreira Menino Mencia        Co-autores: Maria de Fátima Belancieri, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Resumo: As crenças e atitudes sociais dos professores são variáveis importantes na construção de uma educação brasileira mais inclusiva, merecendo destaque a qualificação e capacitação de professores para uma prática pedagógica alinhada com os direitos do público-alvo da educação especial. Assim, este estudo teve como finalidade identificar possíveis mudanças de crenças e atitudes sociais dos professores e equipe escolar em relação ao processo inclusivo, comparando o antes e o depois de um programa de formação continuada. Para a coleta de dados foi aplicada a Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) no inicio da formação continuada a 121 participantes (professores e equipe escolar) e procedeu-se a reaplicação do instrumento ao final do curso. Os dados foram analisados quantitativamente, a partir da estatística descritiva, sendo os resultados demonstrados em tabelas. De acordo com os dados, pode-se dizer que os resultados sugerem que houve mudança estatisticamente significante nas crenças e atitudes sociais dos participantes do antes do curso de formação continuada para o depois da finalização do curso. No entanto não é possível inferir que foi o curso por si só que promoveu tais resultados, mas, que ele contribuiu para que ocorressem mudanças nas crenças e atitudes sociais.,
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Crenças e Atitudes, Formação Continuada.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
14
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO