CRENÇAS E ATITUDES SOCIAIS DOS PROFESSORES E EQUIPE ESCOLAR EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR | |||
Autor Principal: | Gislaine Ferreira Menino Mencia Co-autores: Maria de Fátima Belancieri, Vera Lucia Messias Fialho Capellini | ||
Resumo: | As crenças e atitudes sociais dos professores são variáveis importantes na construção de uma educação brasileira mais inclusiva, merecendo destaque a qualificação e capacitação de professores para uma prática pedagógica alinhada com os direitos do público-alvo da educação especial. Assim, este estudo teve como finalidade identificar possíveis mudanças de crenças e atitudes sociais dos professores e equipe escolar em relação ao processo inclusivo, comparando o antes e o depois de um programa de formação continuada. Para a coleta de dados foi aplicada a Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) no inicio da formação continuada a 121 participantes (professores e equipe escolar) e procedeu-se a reaplicação do instrumento ao final do curso. Os dados foram analisados quantitativamente, a partir da estatística descritiva, sendo os resultados demonstrados em tabelas. De acordo com os dados, pode-se dizer que os resultados sugerem que houve mudança estatisticamente significante nas crenças e atitudes sociais dos participantes do antes do curso de formação continuada para o depois da finalização do curso. No entanto não é possível inferir que foi o curso por si só que promoveu tais resultados, mas, que ele contribuiu para que ocorressem mudanças nas crenças e atitudes sociais., | ||
Palavras-chave: | Educação Inclusiva, Crenças e Atitudes, Formação Continuada. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 14 acessos |
9 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!