RESULTADO DE BUSCA
CURRÍCULO ESCOLAR E A PRÁTICA COTIDIANA RIBEIRINHA: A AUSÊNCIA DE UM DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO
Autor Principal: Francisco Miguel da Silva de Oliveira
Resumo: Este ensaio se configura uma abordagem teórica que tem como principal objetivo analisar as relações entre currículo escolar e os saberes produzidos pelos sujeitos “praticantepensantes” presentes no contexto ribeirinho da Ilha de Marajó. As conjecturas propostas neste trabalho questionam se a educação tem provocado esse colóquio com as vivências dos povos ribeirinhos que vivem no contexto marajoara no norte do Pará. As abordagens produzidas neste trabalho buscam valorizar o conhecimento produzido cotidianamente por esses sujeitos. Os povos ribeirinhos são construtores de um processo epistemológico dinâmico forjado na cultura e, isso é significativo para este texto. As análises aqui presentes têm pretensão de contribuir para o surgimento de novos debates que vislumbrem uma política curricular que busque atender as demandas sociais locais. ,
Palavras-chave: Educação. Currículo escolar. Diálogo epistemológico.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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