RESULTADO DE BUSCA
INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR: A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Autor Principal: Marina Lemos Villardi        Co-autores: Eliana Goldfarb Cyrino
Resumo: A fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Dentre as características de inovações pedagógicas, destacam-se: a ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender; a gestão participativa com a atuação dos estudantes na definição de percursos e critérios no ensino; a reconfiguração de saberes incluindo também competências, arte, vivências pessoais e a reoganização da relação entre a teoria e a prática. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, através de relato de experiência, sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portfólio. É possível afirmar o cumprimento eficaz das etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Marguerez pelos alunos de Pedagogia. Ressalta-se que a relação teoria e prática permitiu o entendimento dos graduandos sobre a proximidade entre educação e psicologia, favoreceu a capacidade comunicacional, permitiu a interdisciplinaridade, auxiliou no desenvolvimento da criatividade e do trabalho em equipe, ferramentas essenciais ao profissional da educação qualificado. Entretanto, as práticas do uso do portfólio deixaram a desejar, revelando dificuldades dos alunos tanto no registro das informações, quanto na síntese do conhecimento, demonstrando a baixa frequência desta ferramenta pedagógica na graduação em Pedagogia da Instituição investigada.,
Palavras-chave: Aprendizado Ativo, Currículo, Formação de professores
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
4
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO