RESULTADO DE BUSCA
A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO PARA O ATO DE LER
Autor Principal: Jean
Resumo: O presente texto expõe algumas dificuldades encontradas pela escola para ensinar crianças, no inicio do processo de escolarização, o ato de ler. A fim de compreender tais dificuldades, partimos do princípio historicamente implantado, no qual o parâmetro da aprendizagem da leitura se dava por meio da verificação da fluência da oralização (ler em voz alta para o professor) no qual a criança executava tal tarefa, deixando de lado fatores de extrema importância como a atribuição do sentido para o que fora lido. Nessa perspectiva, como uma possível conclusão, pode-se afirmar que (1) a escola habitualmente ensina às crianças como ter domínio de alguns dos aspectos do sistema linguístico, por não entender que ler é uma ação cultural, histórica e social. (2) Ademais, para haver uma leitura exitosa, existem informações não visuais, além do conhecimento da linguagem, que são de extrema relevância. (3) O conceito de leitura dirige as supostas práticas leitoras no ambiente educacional, muito embora o professor nem sempre dele tenha consciência.,
Palavras-chave: Leitura como prática cultural. Ensinar e aprender a ler. Práticas leitoras no ambiente escolar.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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