CINEMA E ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006/2014 | |||
Autor Principal: | Aruana Mariá Menegasso Co-autores: Humberto Perinelli Neto | ||
Resumo: | A partir da necessidade de se estabelecer uma nova visão sobre o uso do cinema da educação é que foi promulgado em 2014 a Lei Federal 13.006, responsável por determinar o uso de narrativas cinematográficas como componente curricular integrado à proposta pedagógica das escolas. Dessa maneira, tem-se como objetivo neste trabalho refletir sobre a relação cinema e educação e analisar e dissertar sobre a implementação da Lei Federal 13.006/2014, de forma adequada aos currículos escolares, além dos obstáculos e desafios que a escola vem enfrentando para o reconhecimento, institucionalização e vivência dessa lei, visando contribuir e refletir sobre as alternativas para uma melhor construção da relação entre o cinema e a educação. Para isso tem-se como fundamentação teórica os estudos envolvendo os trabalhos de Kellner (2001) Turner (1997), Cabrera (2006), Ranciére (2012; 2013; 2005), Rosenstone (2010), Sorlin (1994; 1985) e Ferro (2010), por apresentarem possibilidades de se refletir o cinema como linguagem propícia à construção epistemológica/estética/política do conhecimento. A forma de análise dos resultados se baseia em análise documental e em revisão de literatura. Como conclusão do presente trabalho, considera-se que a Lei precisa sair do papel e se tornar realidade nas escolas, para isso a Lei 13.006/2014 precisa efetivamente seja levada a cabo na escola básica, proporcionando assim novos sentidos para a exibição dos filmes nas escolas, passando a ver os filmes como elementos de aprendizagem. Uma proposta que partisse da lógica que garantindo a seleção e distribuição dos materiais, a estrutura e o acesso de qualidade e, principalmente, uma formação docente voltada para a experiência audiovisual. , | ||
Palavras-chave: | Cinema. Ensino. Lei 13.006/2014. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
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