RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO INICIAL: A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO
Autor Principal: Deize Heloiza Silva Degrande        Co-autores: Alberto Albuquerque Gomes
Resumo: Este artigo aborda reflexões sobre a formacão inicial dos profissionais da educacão, desde a racionalidade técnica à racionalidade crítico-reflexiva. A partir disso, surge-nos a seguinte indagação: Qual a importância de se proporcionar uma formação inicial que seja crítica-reflexiva? Desta forma, nosso objetivo é refletir sobre a formação inicial dos professores (as) para atuação nas escolas públicas. Fundamentamo-nos em autores como: Di Giorgi; Leite (2010), Enguita (1991), Ferry (2008), Gatti (2010), Ghedin (2003), Libâneo (2012) Marcelo; Vaillant (2009), Perez Gómez (1997), Schon (1997), entre outros, que nos guiam para uma compreensão mais aprofundada sobre a busca de um processo de formação docente voltado para a reflexão e desmistificação da racionalidade técnica que atinge as escolas públicas. Através da revisão bibliográfica analisaremos as concepções do papel do professor na educação, considerando as principais influências que a formação inicial tem enfrentado e qual a necessidade de preparar profissionais com conteúdo teórico e prático, aptos para atuarem nas escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave: Formação Inicial de professores. Racionalidade técnica. Professor crítico - reflexivo.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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