RESULTADO DE BUSCA
O TRABALHO PEDAGóGICO NA CONCEPçãO DO CUIDAR E EDUCAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAçãO INFANTIL
Autor Principal: Ana Lucia Estefani Pereira dos Reis        Co-autores: Maria Cristina PIana
Resumo: O trabalho tem por finalidade propor uma discussão sobre a concepção do cuidar e educar na Educação Infantil no município de Colina/SP, também enfatizando as possibilidades do trabalho pedagógico do professor. Foi utilizada a abordagem qualitativa, e como método, o materialismo histórico dialético, com o objetivo de interpretar e analisar a realidade estudada. Utilizou- se tanto a pesquisa bibliográfica, como autores: Kuhlman, Kramer, Ariés, Priore, Rizzini entre outros. A pesquisa de campo teve como universo as escolas de Educação Infantil de 0 a 5 anos de idade, de uma escola do interior paulista. Os participantes foram quatro professoras e três gestoras. Os resultados evidenciaram o cuidar e educar como ações indissociáveis para um ensino que estabeleça um desenvolvimento integral às crianças, porém, alguns fatores contribuem para um atendimento precarizado, tais como: a falta de profissionais qualificados, muitos alunos por sala, condições instáveis de trabalho, ausência de investimento financeiro, entre outros. Contudo, existem várias possibilidades e melhorias para que essa indissociabilidade possa ocorrer de fato. Romper com a concepção assistencialista constituída historicamente, bem como, investimentos do poder público, parceria da escola com a família, são fatores que possibilitam a melhoria do atendimento das instituições de Educação Infantil no Brasil, especialmente no cenário pesquisado. ,
Palavras-chave: indissociabilidade do cuidar e educar. crianças. educação infantil.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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