PEDAGOGIA SOCIAL E A PRÁXIS FENOMENOLÓGICA DA EDUCAÇÃO EM MERLEAU-PONTY | |||
Autor Principal: | Renan Antônio da Silva | ||
Resumo: | A Educação é tema controverso e muito debatido em todo mundo. No Brasil parece haver um descompasso na questão educacional. Discutem-se amplamente as questões voltadas ao currículo e à aprendizagem, olhando-se atentamente aos alunos, professores, escola e processos, mas com olhares menos atentos à Educação qual Ciência e Fenômeno específico, amplo e complexo, conforme definição de Gadotti (2012). Assim, ao passo que Darcy Ribeiro (2011), desde 1977, já dizia que o Brasil amargava crise educacional in perpetumm, sempre insolucionável e, aparentemente, com anuência e intencionalidade por parte do Poder Público e elites econômicas e intelectuais, chagamos a cunhar jargões que têm certo cinismo tal qual: ‘a Educação pode mudar o Brasil’. Parte-se da premissa que, na verdade, o que deve ocorrer é exatamente o contrário: a sociedade deve mudar a Educação num movimento coletivo de conscientização política, cultural e social que compreenda o sentido de alteridade como explicado por Lévinas (1932) em princípios do século XX, vendo no ‘outro’ o ‘eu’ e assim, conjuntando um tecido social que de maneira fenomenológica se ‘perceba’ como propõe Merleau-Ponty (1999) numa interação que ultrapassa o processo escolar, chegando à Educação integral do sujeito num processo de práxis contínua que acompanha o indivíduo por toda sua existência em toda sua formulação, reformulação, significação, autossignificação, desenvolvimento e ressignificação. A proposta é analisar, portanto, a Educação como processo fenomenológico amplo, por meio de pesquisa bibliográfica buscando compreender o significado que esta assume para sujeitos e para sociedade como ator principal de mudança. , | ||
Palavras-chave: | Educação; Fenomenologia; Práxis. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais | |
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