RESULTADO DE BUSCA
A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE: REFLEXÕES E INDAGAÇÕES
Autor Principal: Neide A. Noffs         Co-autores: Cátia Cristina da Mota Martins de Souza , Lílian de Assis Monteiro Lizardo , Tânia Mara de Andrade Oliveira e Silva
Resumo: Esse estudo trouxe questões fundamentais acerca da identidade profissional docente e do conhecimento profissional que difere de outras profissões e legitima quem a exerce. Com o objetivo de refletir sobre a profissionalização docente, realizou-se uma pesquisa documental a partir da análise teórica de Roldão (2018), Schulman (1986, 1987),Schön (2000), Candau (1984) e Nóvoa (2006) que contribuiu para o estudo da profissão do professor, enquanto aprendizagem da docência e a consolidação da profissão. Chegou-se ao resultado que existem duas linhas de análise da profissão docente, a primeira expõe prática reflexiva a partir da perspectiva de Schön (2000) e a segunda descreve sobre a profissionalização do professor e aprendizagem da docência a partir da visão de Schulman (1986). Estas visões são complementares e constituem um instrumento conceitual de clarificação da natureza múltipla, integrada, questionante e analítica do conhecimento profissional docente. Desta forma, foi possível concluir que as diferentes visões teóricas permitem contrariar o movimento de desprofissionalização e funcionarização, pelo qual passam os professores com implicações no grau de compromisso da docência com os resultados da escola, iniciando, no contexto escolar, a complexa tarefa de reconfiguração da organização do trabalho da escola, ressignificando e afirmando a profissionalidade do docente fundamental para compreender a práxis pedagógica.
Palavras-chave: desenvolvimento profissional, docência, formação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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