CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PAULISTA SOBRE A SEXUALIDADE | |||
Autor Principal: | Isabella Delamain Fernandez Olmos Co-autores: Beatriz Segantini França, Caio Samuel Franciscati da Silva , Rosemary Rodrigues de Oliveira , Ana Paula Leivar Brancaleoni | ||
Resumo: | RESUMO Com o objetivo de compreender a perspectiva docente sobre a sexualidade, aplicamos um questionário em larga escala a professores atuantes em escolas públicas estaduais de uma Diretoria Regional de Ensino do Interior do Estado de São Paulo, partindo do pressuposto de que tais concepções contribuem para a constituição das práticas pedagógicas. Nos situamos teoricamente em uma perspectiva que compreende a sexualidade não apenas como uma dimensão biológica, muitas vezes relacionada à reprodução humana, como também abarca o gênero, a identidade e orientação afetivosexual, o erotismo e a emoção. Os resultados obtidos a partir das respostas de 197 professores revelam que uma minoria dos docentes (quatro participantes) compreende a sexualidade como um conceito amplo, enquanto os demais professores reduzem o conceito a somente um de seus aspectos: o sexo biológico, através de falas que remetem a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez não planejada, ato sexual ou orientação sexual. Tais resultados vão ao encontro com apontamentos da literatura que indicam para deficiências formativas da docência em relação a esta temática e para abordagens problemáticas da sexualidade no ambiente escolar. , | ||
Palavras-chave: | Sexualidade. Concepções de professores. Formação de professores | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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