RESULTADO DE BUSCA
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS
Autor Principal: Viviane Rodrigues        Co-autores: Denner Dias Barros
Resumo: A maioria dos surdos não utiliza a língua portuguesa escrita como ferramenta de comunicação com as pessoas ouvintes e também como mecanismo de informação e conhecimento. Este fato se deve às dificuldades existentes no sistema de ensino em considerarem as particularidades dos alunos surdos, além do baixo rendimento escolar de uma parcela significativa da população brasileira. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar estudos que trouxessem a temática da relação entre língua brasileira de sinais e alfabetização, bem como intervenções propostas para a aprendizagem da língua portuguesa escrita. A metodologia constou de uma revisão de literatura em que se realizou uma busca na base de dados periódicos capes com os descritores: alfabetização e Língua Brasileira de Sinais, sendo indicados 101 estudos, efetuou-se a leitura do resumo para averiguar a relação com o tema do estudo. Assim, somente seis artigos envolviam o tema estudado e estes caracterizaram a amostra do estudo. Como resultados, observou-se que os estudos analisados mostraram que visto à importância da temática, pode-se notar que há poucos estudos envolvendo a alfabetização, processo de leitura e escrita de surdos. Desta forma, o presente estudo pode mostrar um panorama das produções científicas referente à alfabetização e sua relação com a Língua Brasileira de Sinais, pesquisas futuras poderão avançar a respeito de intervenções mais sistematizadas para a área. ,
Palavras-chave: Surdez. Língua Brasileira de Sinais. Alfabetização.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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