RESULTADO DE BUSCA
INTERDISCIPLINARIDADE FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO PONTO DE PARTIDA PARA O TRABALHO COLABORATIVO
Autor Principal: Marilia Piazzi Seno        Co-autores: Simone Aparecida Capellini
Resumo: O trabalho colaborativo entre o fonoaudiólogo educacional e o professor serve como subsídio para o planejamento de ações de promoção da aprendizagem. Este estudo teve como objetivo investigar e caracterizar as principais dúvidas dos professores da Rede Municipal da Educação de Marília/SP relacionadas aos aspectos fonoaudiológicos. Foi caracterizado como exploratório-descritivo. Participaram 507 professores de 50 escolas municipais, que redigiram uma única dúvida durante o Horário de Estudo em Conjunto. Todas as questões foram transcritas e organizadas em um único corpus submetido ao software IRAMUTEQ. O corpus foi separado em 502 comentários e dividido em quatro classes. A retenção de segmento de texto foi de 351 deles (69,92%). A classe 4, representou (16,2%) e fez referência à dislexia. Em oposição ficaram as classes 1, 2 e 3: a classe 3 representou 22,2% dos comentários e apresentou as palavras “idade”, “normal” e “considerar” como mais frequentes; classe 1 agrupou 29,9% dos comentários; destacando as palavras “audição”, “aprendizagem”, “dificuldade” e “distúrbio” e a classe 2, que obteve a maior quantidade de comentários (31,6%) destacou os termos “escrita”, “troca”, “falar” e “letra”. Conclui-se que conhecer as dificuldades enfrentadas pelo professor na sala de aula é o primeiro passo para que o profissional especializado tenha oportunidade de refletir e planejar ações que sejam efetivas e contribuam para o fazer pedagógico.,
Palavras-chave: Educação. Fonoaudiologia. Práticas Interdisciplinares.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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