RESULTADO DE BUSCA
INTERATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A FICÇÃO INTERATIVA NAS ÁREAS DA SAÚDE
Autor Principal: Pedro Panhoca da Silva
Resumo: Se livros interativos são ausentes no ambiente escolar, no acadêmico chegam a inexistir. Sabendo que livros interativos são raros de serem trabalhados em salas de aula, este estudo buscou apresentar resultados positivos na aplicação de um tipo de livro interativo conhecido como “ficção interativa” aos alunos de diversos cursos relacionados à área da Saúde. As obras utilizadas em questão foram os quatro livros da coleção Jornada Científica (2015), de autoria de Dan Green, numa atividade que durou cerca de 2 horas-aula. Esse híbrido textual é composto, como o próprio nome diz, de uma narrativa de ficção convencional com a leitura não sequencial em que o leitor decide que rumo a história segue, por meio de opções oferecidas pelo próprio livro (ALVES, 1997). Nessas aulas, a ficção interativa em questão foi utilizado como atividade para se trabalhar a competência “avaliação” de acordo com a taxionomia de Bloom (1972), e serviu para propor uma reflexão coletiva, promovida em pequenos grupos de 3-5 alunos cada, sobre a possibilidade de novos livros desse gênero serem produzidos no mercado editorial brasileiro cuja temática seria focada em assuntos relacionados à área de atuação de cada aluno como egresso.
Palavras-chave: Ficção Interativa. Avaliação. Taxionomia de Bloom.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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