RESULTADO DE BUSCA
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor Principal: Peter da Silva Rosa        Co-autores: Angelica Carvalho Di Maio
Resumo: O cenário ambiental atual ainda é fortemente marcado por profunda degradação, apesar de todos os esforços realizados por instituições organizadas ou movimentos ambientalistas a partir da segunda metade do século XX. Diante desse quadro e reconhecendo a relevância da educação no descortinamento de novos horizontes, o presente estudo objetivou analisar e compreender a percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública em relação ao meio ambiente com intuito de criar subsídios para futuros projetos educacionais que visem o aprofundamento da temática ambiental e a reversão do contexto de intensa degradação do ambiente. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quali-quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de um questionário semiaberto. A análise e a sistematização das concepções de meio ambiente foram embasadas em Rodrigues e Malafaia (2009), que estabelecem seis categorias: romântica, utilitarista, científica, abrangente, reducionista e socioambiental. Os resultados revelaram que as duas concepções de meio ambiente mais recorrentes entre os alunos foram a reducionista e a utilitarista. Notou-se que a visão limitada e conservadora de meio ambiente ainda é predominante entre os discentes, sendo necessário ações que contribuam para a sua superação e favoreçam a construção e difusão de concepções mais abrangentes e complexas para dar suporte a transformação do status quo.,
Palavras-chave: Percepção ambiental. Ensino médio. Meio ambiente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
16
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO