RESULTADO DE BUSCA
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE GRAVIDEZ.
Autor Principal: Isabella Delamain Fernandez Olmos        Co-autores: Letícia da Silva Amaral, Rosemary Rodrigues de Oliveira
Resumo: No que tange a sexualidade de modo geral, e a gravidez na adolescência, de modo específico, é necessário que o ambiente escolar se transforme em um espaço propício e favorável a diferentes discussões, reflexões e quebras de paradigmas. A gravidez na adolescência, muitas vezes, é abordada na escola enfatizando apenas os processos biológicos que ocorrem no processo da fertilização, desconsiderando as questões de gênero que atravessam as relações sociais e influem na compreensão dos conteúdos de Biologia. Com o objetivo de analisar a concepção que alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual possuem sobre os processos envolvidos na fertilização e posterior gravidez, 27 alunos foram instados a responder a questão: “Explique detalhadamente como você acredita que ocorre uma gravidez”. A análise das respostas indicou defasagem a respeito de conceitos biológicos envolvidos no processo de fertilização associada, muitas vezes à visão de que a mulher assume papel passivo e o homem se configura como o ator principal desse processo, o que pode estar intimamente relacionado com a maneira através da qual o conteúdo é abordado dentro da sala de aula. ,
Palavras-chave: Sexualidade. Concepções sobre gravidez. Questões de gênero.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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