RESULTADO DE BUSCA
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS ESTÉTICAS
Autor Principal: Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva        Co-autores: George Gadanidis , Ana Rita Domingues
Resumo: Neste trabalho discutimos possibilidades do uso das artes e das tecnologias digitais em Educação Matemática. Apresentamos um estudo de caso qualitativo no qual, por meio de experimentos de ensino, estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental exploraram uma atividade matemática voltada ao uso das artes e ao desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional por meio da utilização de um aplicativo online. Além disso, buscamos destacar como as artes têm permeado diversificadas etapas de nossas pesquisas, incluindo a interpretação e a disseminação dos nossos dados/resultados. Especificamente, descrevemos também como um aluno de Iniciação Científica criou uma música e um videoclipe para comunicar artisticamente resultados da pesquisa e nuances acerca da inteligência coletiva do cenário pedagógico investigado, o qual esteve fundamentado em uma perspectiva construcionista, metaforicamente denominada como espiral de aprendizagem por Valente (2003). O uso das artes, mas também a interface artes-tecnologias-matemática e os diversificados tipos de surpresas emergentes nos contextos do presente estudo têm permitido conceber o presente cenário de investigação como formado por experiências matemáticas estéticas.,
Palavras-chave: Educação Matemática. Vídeos Digitais. Artes.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

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