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EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CRÍTICA
Autor Principal: JULIETE GOMES POSS ASANO        Co-autores: Priscila Caroza Frasson Costa , Annecy Tojeiro Giordani , Daniele Cristina Marin Molero Polcelli , Valdiza Maria do Nascimento Fadel
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar a relevância da aprendizagem significativa e crítica, para corroborar com uma Educação Emancipatória na perspectiva Freiriana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a fim de relacionar teoricamente a aprendizagem significativa como contributiva para a formação do aluno. Desta forma, objetivou-se nortear práticas docentes que possibilitem o aluno ser protagonista em sua formação. Os resultados indicam a importância de o professor (mediador) ter noção dos conhecimentos prévios dos seus alunos, para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo. Destaca-se como possibilidades para propiciar o conhecimento nessa perspectiva, a aprendizagem por descoberta e a problematizadora, as quais partem da realidade do aluno desvelando aquilo que o inquieta e causa curiosidade de modo a gerar ações e reflexões que o torne um agente transformador da sua realidade. ,
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Autonomia. Prática Docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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