RESULTADO DE BUSCA
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Autor Principal: RUBIA CARLA DONDA DA SILVA
Resumo: O presente texto tem como objetivo exprimir análises acerca das propostas educacionais para o atendimento dos estudantes surdos que estão fixadas no atual Plano Nacional de Educação (PNE-2014). Trata-se de um estudo de caráter documental em que a pesquisadora ocupou-se em mapear e analisar as estratégias referentes à oferta da educação para surdos, apresentadas ao longo das 20 metas do PNE-2014, as quais abrangem o atendimento educacional dos surdos na educação infantil, a oferta e a avaliação da educação bilíngue em Libras e Língua Portuguesa, a alfabetização bilíngue, a composição da equipe de profissionais para prestar atendimento aos surdos no sistema federal de ensino, a implementação de Salas de Recursos e a seguridade de condições de acessibilidade no Ensino Superior. Depreendidas a partir da interlocução ‘com’ e ‘entre’ as propostas que compõem este estudo e demais instruções oficiais a elas associadas, as análises realizadas evidenciaram avanços e possibilidades, mas também limitações e contradições naquilo que está proposto para assegurar os direitos linguísticos e, consequentemente, o acesso à educação no âmbito dos sistemas de ensino, sob a intervenção do PNE-2014. Isto posto, considera-se a necessidade de manter a apreciação e o debate ativos no diz respeito ao desenvolvimento de políticas educacionais bilíngues para surdos no Brasil. ,
Palavras-chave: Surdos. Libras. Plano Nacional de Educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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