RESULTADO DE BUSCA
PLANEJAMENTO COMO ELEMENTO NORTEADOR DO REFLETIR E FAZER DOCENTE
Autor Principal: DANIELE CRISTINA MARIN MOLERO POLCELLI        Co-autores: Annecy Tojeiro Giordani , Priscila Caroza Frasson Costa , Juliete Gomes Póss Asano , Valdiza Maria do Nasimento Fadel
Resumo: O planejamento é uma atividade imprescindível ao trabalho do docente, pois permite a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo objetivou enfatizar a importância do planejamento como elemento norteador de práticas pedagógicas contextualizadas, tratando-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em referenciais como Chiavenato (2008), Freire (2011), Morin (2000) e Perrenoud (2002), tendo como foco o planejamento e as práticas docentes para a aprendizagem significativa. Buscou-se informações – sobretudo a respeito do planejamento como ferramenta de gestão – em livros, artigos, documentos mais relevantes sobre o tema, bem como na legislação em vigor; com o propósito de identificar os reais obstáculos para o melhor exercício da docência. Como critério de inclusão optou-se por documentos publicados em língua portuguesa, no período de 2008 a 2018, nas buscas considerou-se apenas o planejamento das práticas docentes para a concretização de uma educação significativa. Este estudo apontou que a concretização de um ensino de qualidade envolve a reflexão também sobre as relações sociais, econômicas, políticas e culturais, pois os conteúdos trabalhados pelo professor podem ser planejados e propostos com maior assertividade e significação com vistas a maior efetividade do ensino e da aprendizagem.,
Palavras-chave: Planejamento. Ensino aprendizagem. Educação significativa.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

Estatísticas:
12
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO