A TRANSPOSIçãO DE MíDIAS COMO RECURSO PARA A REVISÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |||
Autor Principal: | Raquel Luciane Calobrizi Carrozza Co-autores: Marcos Henrique de Paula Dias da Silva, Carlos Eduardo Sampaio Verdiani | ||
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar as necessidades pedagógicas dos alunos dos 4º e 5º anos de uma escola municipal e buscar práticas e recursos correspondentes às necessidades observadas em Língua Portuguesa. A fim de cumprir tal objetivo, optou-se pela coleta de dados nos registros escritos das entrevistas estruturadas e das observações realizadas durante o processo de investigação e de intervenção, bem como pela busca em bibliografia especializada para a fundamentação do tema e a definição da estratégia didática. A investigação revelou que a escrita textual era a maior necessidade pedagógica dos alunos, e que o desenvolvimento de habilidades em produção e revisão textual é promovido por meio do contato com textos de referência e de práticas críticas de revisão compartilhadas. Além disso, a transposição das mídias da escrita cursiva, para o formato digital, e do formato digital para a versão impressa, mostrou-se um recurso potencial para esse processo didático e para a inclusão digital., | ||
Palavras-chave: | Letramento. Revisão Textual. Recursos. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
Estatísticas: | 20 acessos |
7 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!