RESULTADO DE BUSCA
A TRANSPOSIçãO DE MíDIAS COMO RECURSO PARA A REVISÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor Principal: Raquel Luciane Calobrizi Carrozza        Co-autores: Marcos Henrique de Paula Dias da Silva, Carlos Eduardo Sampaio Verdiani
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar as necessidades pedagógicas dos alunos dos 4º e 5º anos de uma escola municipal e buscar práticas e recursos correspondentes às necessidades observadas em Língua Portuguesa. A fim de cumprir tal objetivo, optou-se pela coleta de dados nos registros escritos das entrevistas estruturadas e das observações realizadas durante o processo de investigação e de intervenção, bem como pela busca em bibliografia especializada para a fundamentação do tema e a definição da estratégia didática. A investigação revelou que a escrita textual era a maior necessidade pedagógica dos alunos, e que o desenvolvimento de habilidades em produção e revisão textual é promovido por meio do contato com textos de referência e de práticas críticas de revisão compartilhadas. Além disso, a transposição das mídias da escrita cursiva, para o formato digital, e do formato digital para a versão impressa, mostrou-se um recurso potencial para esse processo didático e para a inclusão digital.,
Palavras-chave: Letramento. Revisão Textual. Recursos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
20
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO