O OLHAR DO ALUNO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | |||
Autor Principal: | Valdiza Maria do Nascimento Fadel Valdiza Co-autores: Priscila Caroza Frasson Costa , Annecy Tojeiro Giordani, Daniele Cristina Marin Molero Polcelli, Juliete Gomes Póss Asano | ||
Resumo: | Os saberes docentes começam a ser construídos na formação inicial, mas continuam sendo aperfeiçoados ao longo da profissão. Isso porque, a práxis contemporânea tem caráter dinâmico e interativo, em que o aluno é sujeito ativo na construção do próprio conhecimento, sendo fundamental que o professor, enquanto mediador, aperfeiçoe continuamente seus saberes para atender as demandas desse processo. Este artigo apresenta uma análise das contribuições da aprendizagem continuada nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo foi investigar a percepção dos estudantes acerca da importância da formação continuada de professores atuantes no Ensino Médio (EM) e de que forma pode impactar na práxis. A pesquisa foi fundamentada em pressupostos teóricos sobre saberes docentes, sendo que a coleta e a análise dos dados deram-se de forma qualitativa, expressa por meio de categorias com indicação quantitativa dos resultados, por meio de porcentagem. Observou-se que o diálogo e a reflexão acerca da visão dos alunos podem trazer importantes diretrizes em relação às lacunas de aprendizagem docente, de modo a favorecer e aprimorar a reciprocidade do processo educativo., | ||
Palavras-chave: | Formação contínua. Professores. Saberes. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 20 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!