RESULTADO DE BUSCA
APLICATIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor Principal: Ulisses José Raminelli        Co-autores: Moacir Pereira de Souza Filho, Carla Melissa de Paulo Raminelli
Resumo: Neste trabalho abordamos a importância da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente. Para tanto, voltamos nossa atenção para o potencial pedagógico tanto de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, como de aplicativos móveis personalizados no processo de ensino aprendizagem para o conteúdo de eletrodinâmica. Nossa discussão está embasada em dados obtidos em um dos questionários utilizado em uma pesquisa relacionada a uma dissertação de mestrado; o instrumento de coleta em pauta teve por objetivo verificar se a metodologia utilizada no curso de eletrodinâmica foi bem recebida pelos alunos, se o aplicativo funcionou adequadamente e se contribuiu para o processo ensino-aprendizagem. Para embasar nossa discussão, optamos por focar nossa atenção em três questões do instrumento de coleta em pauta. O Referencial teórico adotado na pesquisa se baseou na Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel. A pesquisa foi desenvolvida no ano letivo de 2015 na Escola Estadual Deputado Felício Tarabay, no município de Tarabai-SP. A amostra foi constituída de 39 alunos, cursando o 3o ano do Ensino Médio. Os dados mostraram que as TDIC, aqui representadas pelo smartphone, apresentam grande potencial pedagógico e, se exploradas corretamente, podem trazer ganhos pedagógicos como tornar os temas abordados mais atrativos, o que pode auxiliar na compreensão por parte dos alunos.,
Palavras-chave: tecnologia digital da informação e comunicação. ensino de física. aplicativo móvel.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
17
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO