PARADOXOS APARENTES SOBRE A DOCêNCIA: DISCURSOS EM TORNO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |||
Autor Principal: | Júlio César Augusto do Valle Co-autores: Deise Nancy de Morais | ||
Resumo: | O objetivo deste texto consiste em sistematizar os principais resultados da pesquisa realizada pelos autores em torno da compreensão tanto do significado como das implicações políticas, pedagógicas e epistemológicas sobre os discursos que orbitam a elaboração, a apreciação e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada, de cunho qualitativo, é a da análise do discurso de linha francesa – de que são oriundos alguns de nossos principais referenciais – além de estar alicerçada também em proposições de autores vinculados à pedagogia crítica brasileira. Nosso objeto de investigação, portanto, são falas e textos veiculados na mídia ou oficialmente e que refletem as relações de poder constitutivas desse documento e indicativas do tempo histórico em que vivemos. Nosso recorte do corpus foi realizado levando em conta trechos que consideramos representativos do movimento que se construiu no sentido de desqualificar a docência para justificar e fundamentar a propositura do mencionado alinhamento curricular nacional., | ||
Palavras-chave: | BNCC. Desvalorização docente. Currículo. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico | |
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