RESULTADO DE BUSCA
DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Leticia de Cássia Oliveira        Co-autores: Rosemary Rodrigues de Oliveira
Resumo: A necessidade de se introduzir atividades de ensino capazes de colocar o estudante em uma posição mais ativa no processo de ensino aprendizagem de Ciências, desenvolvendo a criticidade e criatividade é destacada pela literatura. Com o objetivo de possibilitar a expressão da criatividade o presente trabalho, de caráter qualitativo, foi desenvolvido com alunos do 6º ano de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo em duas etapas: (a) observação de 27 aulas de ciências com anotações em diário de campo; (b) elaboração e regência de sequência didática com o tema “Cadeia alimentar: ações antrópicas e seus impactos” gravadas em vídeo e transcrita. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelam que metodologias de ensino expositivas, características do ensino tradicional, colocam os estudantes em posição de grande passividade o que, no período de regência, influenciou na dificuldade dos alunos de serem autônomos e de criar. Apesar disso, na medida em que os alunos entram em contato com metodologias ativas, a aceitação de seu papel de protagonista e o desenvolvimento das habilidades criativas foram sendo observadas em algumas atividades realizadas pelos alunos. Foi possível concluir que as metodologias que possibilitem aos estudantes se expressar em aulas de Ciências contribuem para o desenvolvimento da criatividade.,
Palavras-chave: Metodologias ativas. Pensamento criativo. Autonomia.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
23
acessos
13
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO