RESULTADO DE BUSCA
INTERCULTURALIDADE E ALTERIDADE: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO DIÁLOGOS DE EDUCADORES
Autor Principal: KETLIN BRAATZ        Co-autores: Priscila Caroline Dalpiaz
Resumo: Pensar na educação hoje em dia requer que os educadores reflitam e discutam sobre uma educação que seja para a paz na sociedade, com isso é fundamental conhecer as pessoas e esquecer o julgamento. Então surge esse trabalho que busca dialogar com a alteridade e a interculturalidade pautadas em uma educação que seja de respeito, harmonia, bondade e paz. Os dois conceitos não são relacionados diretamente, porém percebe-se um dialoga entre eles, como o respeito com o Outro. O objetivo dessa pesquisa é identificar a compreensão dos educadores sobre esses conceitos. O mirante teórico desta pesquisa fundamenta-se em Emmanuel Lévinas (1988 e 2009), pelas reflexões sobre Alteridade, Méndez (2009), Leme (2014) e Candau (2008) que discorrem sobre interculturalidade, sua necessidade e sugerem alternativas de práticas para o desenvolvimento da educação intercultural. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativa e exploratória, utilizando como ferramenta pra a produção de dados um questionário. Os resultados demonstram que a maioria das educadoras desconhecem o tema e não souberam responder os questionamentos. ,
Palavras-chave: Alteridade. Interculturalidade. Educação Básica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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