RESULTADO DE BUSCA
POSTURA DE PROFESSORES MESTRANDOS EM COMUNIDADES DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Autor Principal: Carlos Jose Trindade da Rocha        Co-autores: João Manoel da Silva Malheiro
Resumo: Neste artigo analisamos a forma como professores mestrandos de um programa de pós-graduação compreendem suas atuações como investigadores em uma comunidade de prática (Clube de Ciências), de acordo com a concepção de Cochran-Smith e Lytle (2009). Para tanto, adotamos uma metodologia com abordagem qualitativa, com uso de entrevista, aplicada a dois professores (PMe1 e PMe2). Através da análise fundamentada nos dados (MELLO; CUNHA, 2010) identifica-se que as posturas dos professores mestrandos, permitem desenvolver a realização de estratégias e ações através da pesquisa, relativamente às contribuições do curso de mestrado para novas aprendizagens, compreendendo que os professores investigados ainda esperam que o programa faça por eles, que atendam suas necessidades. Concluímos que os professores são comprometidos, inquietos e orgulhosos de seus movimentos formativos, apresentando de alguma forma, motivações indispensáveis a outros professores que buscam a investigação em seus processos de formação. ,
Palavras-chave: Formação de professores. Comunidade de prática. Clube de Ciências.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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