RESULTADO DE BUSCA
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRAVES AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor Principal: Camila Neto Fernandes Andrade        Co-autores: Fábio Junio da Silva Santos
Resumo: Este artigo visa analisar a produção acadêmica relacionada à educação infantil no intercruzamento com a educação especial levantando a discussão produzida sobre o atendimento educacional especializado ofertado às crianças de 0 a 6 anos. A abordagem teórica está ancorada em Reggio Emília e a abordagem pedagógica de Loris Malaguzzi que preza por uma educação onde a criança vivencia diferentes ambientes, texturas, objetos, interações com os colegas, entre outros. Tratamos sobre como se dá a rotina nas creches em Reggio Emília e como acontece o atendimento dos bebês e crianças com deficiência lá matriculadas. A metodologia constitui-se de revisão sistemática feita a partir de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2008 – ano da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) - e 2018. Os dados que constituem o corpora da pesquisa foram obtidos por meio dos seguintes descritores “educação infantil” combinado com: “atendimento educacional especializado”, “AEE”, “sala de recursos”, “sala de recursos multifuncionais” e “SRM”. Excluídos os trabalhos que não se dirigiam ao escopo da pesquisa e as repetições restaram seis teses e vinte e quatro dissertações. A estratégia de análise estruturou-se pela categorização de dados como ano de defesa, a instituição de origem, objetivos, referencial teórico e procedimento metodológico e resultados. Percebeu-se que a discussão sobre o atendimento educacional especializado na educação infantil ainda é incipiente, os resultados apontam para uma necessária discussão quanto à urgência em se compreender que o atendimento educacional especializado não pode sobrepujar o eixo cuidar e educar que caracteriza a educação infantil.,
Palavras-chave: Educação infantil. Crianças com deficiência. Atendimento educacional especializado.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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