FORMAÇÃO DE SURDOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR: ÊNFASE NO PLANEJAMENTO | |||
Autor Principal: | Gilson Tavares de Sá Co-autores: Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins , Rubia Carla Donda da Silva | ||
Resumo: | O projeto relatado neste texto procurou inserir o profissional surdo num cenário mais desafiador, com a finalidade de provocá-lo a desenvolver meios que favorecessem a oferta bem-sucedida do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para ouvintes no ensino superior. Objetivou-se também, incitar a profissionalização dos surdos enquanto docentes e profissionais do ensino/aprendizagem; buscando fortalecer o estudo de propostas tendo como pilares a avaliação e a capacitação dos surdos. O processo de capacitação compreendeu o planejamento e acompanhamento das aulas realizadas por professores surdos. Nesse processo, buscou-se por intervir, colaborativamente, com o intuito de corroborar na inserção de profissionais surdos no campo educacional, no qual atuaram no ensino de Libras como L2 para ouvintes. Para tanto, foi disponibilizado um curso de extensão (em andamento) com duração de 20 horas, sendo 1 hora/aula semanal, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – Marília/SP. O curso foi oferecido para estudantes da graduação, pós-graduação, professores da rede pública, funcionários e comunidade em geral., | ||
Palavras-chave: | Surdos. Capacitação. Ensino. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior | |
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