RESULTADO DE BUSCA
CONSTRUINDO MENINOS E MENINAS: OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E A HETERONORMATIVIDADE NOS LIVROS DE LEITURA INFANTIL
Autor Principal: Mariane Pizarro de Souza        Co-autores: Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Resumo: O termo gênero foi criado no bojo das teorias feminista nas décadas de 1960 e 1970, como uma perspectiva analítica voltada a estudar os diversos discursos, símbolos, signos e mecanismos culturais que construíram e ainda produzem as concepções de masculinidade e feminilidade. A partir das experiências vivenciadas em um estágio em uma escola de Ensino Infantil, foi perceptível que desde a mais tenra infância as crianças apresentam padrões comportamentais e se identificam com as características e discursos socialmente constituídos sobre o que é ser menino e o que é ser menina. Os discursos que constituem o que é socialmente aceito perante as vivências masculinas e femininas, ocorrem a partir da educação recebida e internalizada pelo indivíduo, mas não somente da educação escolar, religiosa ou familiar, e sim tudo o que é assimilado através dos diferentes mecanismos culturais, como os livros, por exemplo. Pensando em como os papéis e a identidade de gênero são constituídos na infância, foram escolhidos 7 livros de leitura infantil disponíveis na biblioteca de uma escola de Ensino Infantil para serem analisados sob a perspectiva de gênero, os quais, no decorrer da pesquisa, apresentaram uma ótica sexista, estereotipada e heteronormativa das acepções de homem e mulher. Tal perspectiva retrata modelos ideias de como ser homem e ser mulher, possibilitando a abertura de espaço para se pensar em outras possiblidades e formas de vivências masculinas e femininas, e/ou existências que não se enquadram nesses moldes, além de reiterar os discursos que criam e reproduzem a secular desigualdade opressora entre os gêneros. ,
Palavras-chave: Gênero. Livro Infantil. Heteronormatividade.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
13
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO