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PROFISSÃO DOCENTE: A PROFISSIONALIZAçãO DOS PROFESSORES, DA APARêNCIA A ESSêNCIA.
Autor Principal: Mayranda Carvalho Miranda
Resumo: Este texto trás análises acerca dos processos históricos, econômicos e políticos que incidem diretamente no surgimento e desenvolvimento da profissão docente, a fim de discutir seus múltiplos determinantes e, portanto, a essência de sua concepção. Para tanto, utilizou-se como principal referencial teórico Evangelista e Shiroma (2003). A autora Robalino (2012) também foi referência fundamental, especificamente, na discussão histórica acerca das primeiras concepções sobre a função social do professor. A partir da compreensão de que os conhecimentos são historicamente criados e socialmente desenvolvidos, opta-se por uma concepção que parte da matriz histórica e material para basear as análises científicas. Assim, o método utilizado é o materialismo histórico e dialético. Conclui-se que a profissionalização docente tornou-se estratégica na cooptação dos professores para implantação das reformas educativas na América Latina, e estas, por sua vez, atendem ao novo tipo de Estado que se configura, constituído, entre outras coisas, por servidores com novas habilidades, isto é, um novo tipo de profissional.,
Palavras-chave: Profissão docente. Profissionalização dos Professores. Reforma do Estado.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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