RESULTADO DE BUSCA
ESTUDO DO PERFIL MOTIVACIONAL PARA APRENDIZAGEM DE MATEMáTICA E CIêNCIAS, COM APLICAçãO DE METODOLOGIA ATIVA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Autor Principal: Renata Arantes dos Santos
Resumo: O presente estudo de caso se ocupou em avaliar o perfil motivacional dos alunos de 4º Ano do Ensino Fundamental - I, com idade entre 9 e 11 anos, nas disciplinas de ciências e matemática, de uma escola pública municipal da cidade de Pirassununga, São Paulo, refletindo sobre a própria prática de ensino. Baseando-se na Self Determination Theory (SDT) e na Metodologia Ativa de Aprendizagem, contou com a parceria do Programa Planeta Aberto e do grupo de pesquisa do Instituto de Química de São Carlos (IQISC). Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta dos dados: a aplicação de atividades “mãos na massa” e o questionário IMI (Inventário da Motivação Intrínseca). Para a triangulação dos dados também foram aplicadas entrevistas e coletados trabalhos dos alunos, os quais puderam servir como base de observação. Para a análise realizou-se a estatística descritiva, com a apresentação de frequência das respostas do questionário, o cálculo de média e desvio padrão para estudo dos fatores motivacionais, os quais foram analisados por gêneros e por agrupamento das respostas, usando o método Kmeans. A intenção deste trabalho foi verificar na própria prática, a progressão da motivação dos estudantes, como sugere o continuum da Teoria da Autodeterminação. ,
Palavras-chave: Teoria da Autodeterminação. Motivação. Metodologia ativa de aprendizagem.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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