POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS - SP: ENTRE AS AÇÕES PRESCRITAS E O CONTEXTO ESCOLAR | |||
Autor Principal: | Barbara de Souza Orlandin Co-autores: Isabel Melero Bello | ||
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa buscou analisar a Política de implementação da Educação Especial na perspectiva inclusiva no município de Guarulhos – SP. Para tanto, utilizou como metodologia a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball (1994). A partir de análise documental – nacional e municipal, observações e entrevistas, foi possível identificar as reinterpretações ocorridas no contexto micro das ações prescritas na política nacional de Educação Especial inclusiva. Deste modo, foram elencados quatro eixos de discussão dos resultados, sendo a) gestão local; b) recursos materiais, estrutura física e pessoal de apoio; c) formação de professores; e d) currículo. Tais eixos revelam pontos cruciais da política em voga, que mais tem gerado um novo modo de excluir, do que tem incluído crianças e jovens com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no sistema regular de educação. Os eixos foram discutidos a partir de referenciais que discutem questões sobre a inclusão escolar como Mantoan (2006), Ferreira e Ferreira (2007), Garcia (2007), Mazzotta (2010) e Mendes et. al. (2010). Concluiu-se que apesar da existência de uma política nacional de Educação Especial inclusiva, a inclusão ainda está longe de ser vista no chão das escolas., | ||
Palavras-chave: | Política Educacional. Educação Especial. Inclusão. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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